![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9Fb3dy_Qhc417FdUyYJ-PtnOCaG4AKyQ9yYO65bfUliccStUstxe-rCHrR9Upe0T5P1DkZl0MddrNWGu1wqWU9_dSPQJK5zqryJp6vbd1FvITUkVFNByJQmswIe3DvcRlYKRk2EqN385e/s320/culturapopoluar.jpg)
A cultura popular, é a cultura mais próxima do senso comum e mais identificada com ele, é produzida e consumida pela própria população, sem necessitar de técnicas racionalizadas e científicas. É uma cultura em geral transmitida oralmente, registrando as tradições e os costumes de um determinado grupo social. A Cultura Popular está ligada à tradições, costumes, ações do cotidiano e valores, é uma cultura de origem histórica, portanto natural, e esta até hoje se encontra num páreo duro com a ideologia dominante pelo fato de esta impor a todo custo uma nova ordem, pregando, defendendo, impondo uma cultura globalizada e alienadora, cultura de massa.
O artista popular não tem preocupação de colocar suas obras expostas em lugares prestigiados. O mais importante na arte popular não é objeto produzido, e sim o próprio artista, o homem do povo, do meio rural ou das periferias das grandes cidades. A cultura popular é inovadora e conservadora ao mesmo tempo no sentido em que é ligada à tradição, mas incorpora novos elementos culturais. O artista popular tira sua "inspiração" de acontecimentos locais rotineiros, a arte popular é regional.
A música popular é distinta da música folclórica, criada pelo povo em geral para sua própria apreciação. Muitas pessoas tocam música popular com seus amigos, geralmente em garagens ou em estúdios amadores. Esta atividade é uma das mais amplas formas de composição musical colaborativa nas sociedades modernas. Algumas músicas folclóricas de determinada sociedade muitas vezes continuam a existir em versões popularizadas, geralmente interpretadas por profissionais e disseminadas comercialmente. Um grande exemplo da cultura popular, são as congadas, folia de reis, moda de viola (Tunico e Tinoco, Pena Branca e Xavantinho, Cravo e Cravinho e muitos outros.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário