![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0O0nefpexfPzB35RbJoLgUpE6Sa-74ej0aBfr5DuTmgFDMxoc8vsBhbTJmH0Pu1yw2jlcQGrXjSZIXcoZqUOUyZoSZpuFnD9Fj_nTwWeyP1ogr9cHKj8RzWFqd6ltlLXtCDkXVMcY5NDH/s320/peppersmall.jpg)
Cultura de massa é toda cultura produzida para a população em geral, a despeito de heterogeneidades sociais, étnicas, etárias, sexuais ou psicológicas. Ao contrário das culturas eruditas e popular, a cultura de massa não está ligada a nenhum grupo social específico, pois é transmitida de maneira industrializada para um público generalizado, de diferentes camadas socioeconômicas. O que temos, então, é a formação de um enorme mercado de consumidores em potencial, atraídos pelos produtores oferecidos pela indústria cultural. Esse mercado constitui, na verdade, a chamada sociedade de consumo.
A cultura de massa, ao divulgar produtos culturais de diferentes origens (erudita e popular), possibilita o seu conhecimento por diferentes camadas sociais, criand também um campo estético próprio e atraente voltado para o consumo generalizado da sociedade, em contrapartida, gera uma cultura uniforme que põe em risco a diversidade cultural das camadas sociais e a construção da identidade. A Cultura de Massa é a cultura do povo, uma cultura “gratuita” oferecida ao povo através da mídia em geral, ou seja, esta população não questiona, apenas absorve o que é passado. É a famosa Cultura globalizada e alienadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário